quinta-feira, 24 de julho de 2008

Animais em perigo - lince iberico


O Lince Ibérico é um dos maiores felinos da Europa. O macho pesa até cinco vezes mais do que um gato doméstico embora o seu tamanho possa variar consideravelmente. É um animal de aparência robusta, com pernas sólidas, sendo as de trás bastante mais compridas que as da frente. Tem garras grandes, uma cabeça relativamente pequena e uma cauda muito curva. O pêlo é comprido e espesso, de fundo pardo ou arruivado com manchas negras bem definidas. Tem penacho nas pontas das orelhas e pêlos faciais alongados que se podem tornar num “rufo” completo. Estes pêlos faciais, como em todos felídeos, têm um papel importante como órgão de tacto.

Peso: 12,8 até 16,8 kg
Comprimento: 85 até110 cm
Nº de crias: 1-5
Gestação: 68-72 dias
Longevidade: 13 anos
Outras características: Cauda curta, panachos nas orelhas e longas patilhas.

sábado, 12 de julho de 2008

Se eu fosse um lápis...



Se eu fosse um lápis, gostaria de ser um lápis de escrever.
Viveria no porta–lápis, com as canetas, e o meu pior inimigo seria a afia.
A borracha seria a médica de desenho, e a fita-cola a médica de família.
O papel seria o meu melhor passatempo, para desenhar e escrever.
Tudo que eu desenhasse, seria um novo amigo, uma nova casa, um novo mundo.
Mas quem me daria mais carinhos, seria a mão.
Mas, um dia, de certeza que o meu dono me iria substituir pelo computador, porque é mais rápido e tem jogos, ou pelo telemóvel porque pode falar com muitas pessoas de longe e também se pode jogar.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Animais em perigo - Jaguar

O jaguar é um felino poderoso, muito parecido com um leopardo robusto. Na sua pele, que varia entre o amarelo e tons avermelhados, surgem círculos negros e por cima dos círculos há uma ou duas pintas menores. Os jaguares com a pele preta também têm estas pintas, embora os pontos sejam menos visíveis. São animais solitários. Os seus territórios estão muito bem demarcados, dependendo da densidade da rapina e da interferência humana, atingindo entre 10 e 168 km2 no macho. A sua alimentação é muito variada, desde lagartos, serpentes, mamíferos em geral, peixes e tartarugas.

Peso: 60-115 kg
Comprimento: 155-200 cm
Gestação: 100 dias
Nº de crias: 1-4
Longevidade: 22 anos
Outras características: diurno, carnívoro