terça-feira, 26 de abril de 2011

A revolta de 25 de Abril


A revolta do dia de 25 de Abril de 1974 aconteceu porque o povo estava descontente. A guerra Colonial nunca mais acabava, havia falta de liberdade e vivia-se numa ditadura há mais de 40 anos.
Salazar, chefe do governo, morreu e foi substituído por Marcello Caetano, que aos pocos ia melhorando a situação do país. Mas não chegou. Por isso um grupo de militares chamado MFA (Movimento das Forças Armadas) decidiu acabar com a ditadura e implantar uma democracia.
Na noite do dia de 24 de Abril ouviu-se na rádio Renascença a música “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, que era proibida. Esta música era a 1º senha para a preparação da revolução.

Já no dia 25 de Abril ouviu-se “Grândola Vila Morena”que era a 2º senha para a revolução começar.
Os militares conquistaram os postos mais importantes de Lisboa, como a televisão, a rádio, os aeroportos e os postos fronteiriços. Isto fez com que Marcelo Caetano se rendesse e entregasse ao MFA.
Depois da revolução, foram tomadas algumas decisões como acabar com a PIDE e a censura, terminar com a guerra Colonial dando a Independência às colónias, prepara as eleições e libertar os presos políticos.
Enquanto isso, o general Spínola, ficou a governar provisoriamente.

A revolução foi muito importante na história de Portugal porque se não tivesse acontecido, ainda podíamos viver numa ditadura.

1 comentário:

Transmontana disse...

Olá, António!

Há muito tempo que não vinha visitar a "tua arca". Hoje lembrei-me e vim... Sei que os passeios de bicicleta ou a excursão com os teus colegas, são muito importantes para ti, mas, a mim, seduziu-me mais "A revolta do 25 de Abril"! Vivi intensamente esse período e, ainda hoje, passados 38 anos, me comovo com a música "Grândola, vila morena" e com todas as memórias que desperta em mim...
Parabéns! És um lindo "teenager" Creceste muito e vais partir muitos corações, de certeza :)
Beijinhos
Anita