segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Passeio de bicicleta

No dia 3 de Setembro eu e o meu pai fomos dar um passeio de bicicleta até a Santa Cecília. Foi o primeiro passeio que fiz desde que o meu pai me comprou uma bicicleta nova.

Saímos de casa às 6 horas da tarde e fomos para a estrada nacional. Junto à retunda do Barracão virámos para um atalho que nos levou a Samões. Aí vimos um terreno que tinha ardido durante o mês de Agosto, no dia de Fefesta de Nossa Senhora da Assunção. Continuámos e passámos pela estrada nova. Foi aí que me cansei mais porque era sempre a subir.

Quando chegámos à S. Cecília parámos para tirar algumas fotografias e voltámos à estrada.
Chegámos a casa por volta das oito e meia, tomámos um banho, jantámos e depois fomos ao cinema ver o Harry Potter.

Gostei muito deste passeio, mas gosta de o repetir com a companhia do meu irmão.

domingo, 26 de junho de 2011

Viagem a Aveiro

No dia 4 de Junho, o professor de moral organizou um passeio a Aveiro. Ele tinha convidado todas a turma de 6º ano e alguns alunos do 5º. Íamos andar de barco e nadar na praia.
Às sete e meia estávamos à entrada da escola, dentro do autocarro e prontos para partir. Durante a viagem houve muita cantoria e brincadeiras, e a maior parte das pessoas andavam a passar coisas de telemóvel em telemóvel.
A primeira coisa que fiemos quando chegámos a Aveiro, foi dar um passeio de barco num canal. Passámos por debaixo de tonéis, vimos as salinas e até vimos pessoas a fazer canoagem no canal.
Depois disso, fomos comer ao chopping de Aveiro e ver as lojas de lá. Um dos meus amigos comprou uma bola para depois jogarmos na praia.
Por volta da uma e meia fomos para a praia. Mas o professor só nos deixou ir para a água às quatro. Fizemos uma contagem decrescente e depois corremos todos para a água. No inicio, parecia fria, mas algum tempo depois já estava melhor.
A seguir tomámos banho e fomos para o autocarro para voltar para casa.
Gostei muito desta viagem e gostava de a repetir!

terça-feira, 26 de abril de 2011

A revolta de 25 de Abril

A revolta do dia de 25 de Abril de 1974 aconteceu porque o povo estava descontente. A guerra Colonial nunca mais acabava, havia falta de liberdade e vivia-se numa ditadura há mais de 40 anos.
Salazar, chefe do governo, morreu e foi substituído por Marcello Caetano, que aos pocos ia melhorando a situação do país. Mas não chegou. Por isso um grupo de militares chamado MFA (Movimento das Forças Armadas) decidiu acabar com a ditadura e implantar uma democracia.
Na noite do dia de 24 de Abril ouviu-se na rádio Renascença a música “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, que era proibida. Esta música era a 1º senha para a preparação da revolução.

Já no dia 25 de Abril ouviu-se “Grândola Vila Morena”que era a 2º senha para a revolução começar.
Os militares conquistaram os postos mais importantes de Lisboa, como a televisão, a rádio, os aeroportos e os postos fronteiriços. Isto fez com que Marcelo Caetano se rendesse e entregasse ao MFA.
Depois da revolução, foram tomadas algumas decisões como acabar com a PIDE e a censura, terminar com a guerra Colonial dando a Independência às colónias, prepara as eleições e libertar os presos políticos.
Enquanto isso, o general Spínola, ficou a governar provisoriamente.

A revolução foi muito importante na história de Portugal porque se não tivesse acontecido, ainda podíamos viver numa ditadura.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gru, o mal disposto

Este fim de semana, fui ao cinema ver um filme chamado: “Gru, o mal disposto”.
É um filme de aventura e de muito humor.
Conta a história de um vilão mal disposto e má pessoa, chamado Gru. Este queria ser o maior vilão do mundo, por isso pensou em roubar a lua.
Para o ajudar adotou 3 meninas que o fizeram perceber o quanto é bom ter amigos. E mais não conto para não estragar a surpresa da história.
Gostei muito do filme porque foi divertido e diferente de todos os outros que já vi.

sábado, 21 de agosto de 2010

As minhas férias (2010)

Este ano, o meu pai decidiu ir a França. Fomos fazer campismo, ver os meus primos e tios e ver onde o meu pai trabalhou quando era novo.
Saímos de Portugal dia 27 de Julho, pela 6 da manhã. A primeira paragem foi em Lourdes. Vimos a catedral, a gruta onde  Nossa Senhora apareceu a Bernardette, fizemos campismo, andámos de teleférico para ver umas grutas no topo de uma montanha, e visitámos um forte.
Depois fomos para Sante Croix du Verdom. Aí fomos visitar um lago onde se podia nadar e andar de barco, vimos algumas aldeias antigas, fomos a um museu de brinquedos.
Conhecemos uma família em que o pai era Português.Essa família foi a nossa companhia durante as noites no parque de campismo. Jogávamos às cartas e conversávamos muito. O filho deles não sabia falar português por isso, eu e o meu irmão, ensinámos-lhe algumas palavras.
A nossa última paragem em França foi em Aix-les-Bains para visitar a minha tia. Em Aix brinquei com a minha prima, visitámos aldeias antigas, visitámos a cidade, vimos os Alpes e subimos de teleférico ao alto da montanha.Vimos um lago com água muito fresca, andámos na neve e ate vimos uma marmota!
Pelo caminho de Portugal parámos em Miranda de Ebro, em Espanha, para ver os meus padrinhos e a minha prima.
Enquanto estivemos em Espanha demos passeios pela cidade e fomos a um forte destruído. Eu e o meu irmão brincámos com o gato da minha prima e matámos saudades dos meus tios.
A parte que eu mais gostei nas minhas Férias foram conhecer os Alpes e nadar no lago.
Gostei muito destas Férias.

domingo, 20 de junho de 2010

Passeio a Aveiro

No dia 9 de Junho fui com alguns colegas e com o meu professor de Educação Moral e Religião Católica num passeio a Aveiro.
Perto das 7:30, do estacionamento da escola, partimos de autocarro até ao Marão. Aí parámos para lanchar e depois continuámos a viagem.
Quando chegámos ao Porto, ao NorteShopping, demos algumas voltas para fazer tempo e depois fomos comer ao Mcdonald’s. Eu e os meus amigos comemos um Happy Meal. Fomos à FNAC e ao Toys “R” Us. Depois voltámos para o autocarro a caminho de Aveiro.
Em Aveiro fomos à praia, mas só molhámos os pés. Pelo caminho parámos para ir comprar ovos moles.
A caminho de Vila Flor parámos numa estação de serviço para lancharmos. Havia um parque onde brincámos.

O professor ensinou-nos algumas danças de roda. Muitas pessoas desorientaram-se e caíram ao chão.
Chegámos a Vila Flor por volta das 8:30 da noite.
Gostei muito e gostava de repetir, mas ficar lá mais algum tempo.

sábado, 27 de março de 2010

Limpar Portugal

Dia 20 de Março foram muitas pessoas, que por todo o país, se juntaram para limpar Portugal. Em Vila Flor foram mais ou menos 30 pessoas.
Pelas 9 horas eu, o meu pai e o meu irmão, fomos para a frente da Câmara Municipal, onde era o ponto de encontro.
Aí, o meu pai distribuiu camisolas, luvas, um crachá e uma máscara.Depois fomos às lixeiras! Dividimo-nos em dois grupos e cada um apanhou a sua lixeira. Havia muito lixo: sofás, armários, colchões, livros, roupas… Havia de tudo!
Entre as 12 horas e as 14 horas fomos para casa comer. Eu e a família estávamos todos sujos!
À tarde recolhemos mais lixo do que de manhã, também andámos mais tempo e o clima esteve mais favorável, porque não choveu.
Em todo o concelho apanhámos perto de 12 toneladas de lixo.
Eu gostei muito porque fiz novos amigos.
De futuro vez vou pensar duas vezes antes de atirar lixo para o chão.